50 anos do Ultraseven



Um dos heróis mais querido dos que hoje estão na faixa dos 40 anos é sem sombra de duvida o Ultraseven, que criança que não se empolgava ao ver Dan Moroboshi tirar o ultra olho e se transformar no Ultraseven, originário do planeta Ultra na nebulosa M 78, 


Ultraseven desembarcou na Terra com a missão de defender o planeta de invasores e monstros alienígenas. Em nosso planeta, ele assumiu o nome do terráqueo Dan Moroboshi, recruta do esquadrão Ultra. Sempre que surgia alguma ameaça que exigia a presença de Ultraseven, Dan recorria ao visor energético Ultra-Olho e transformava-se no herói. Ultraseven era gigante, com mais ou menos 40 metros. Tinha super-poderes como a capacidade de lançar raios pelas mãos e através da gema que possuía na testa. Sua arma mais poderosa, no entanto, era o bumerangue que possuía na cabeça. Com o poderoso bumerangue o Eye Slugger, Ultraseven era capaz de partir um monstro gigante ao meio.
Ultraseven foi à segunda serie do universo Ultraman há ser produzido em 1967, universo que tinha se iniciado um ano antes em 1966 com a série Ultraman. A serie foi ao ar no dia 01/10/1967 pelar rede TBS (Tokyo Broadcasting System). Após o sucesso dos shows de ficção científica com temas espaciais, como o Ultraman, o Capitão Ultra, e a transmissão japonesa de Lost in Space, o Tokyo Broadcasting System pediu para Tsuburaya Productions para produzir outra série de ficção científica, após muita discussão sobre o formato da serie se chegou ao consenso do que viria a ser o Ultraseven.


 Esta sequência de Ultraman se tornou uma das grandes séries de fantasia produzidas no Japão. Sua popularidade foi tanta, que o herói Ultraseven fez aparições em quase todas as outras séries da franquia 'Ultra', tendo, inclusive mais exposição do que o original Ultraman. No Brasil, a série foi exibida pela Rede Tupi em diversas praças já que não havia a obrigação das afiliadas da rede exibirem os mesmos filmes da cabeça de rede, quando a Tupi faliu em Julho de 80, muitas séries e desenhos como Ultraseven foram parar na Record/TVS, nessa época era exibida na grade de programação com Robô Gigante da Record/TVS. Depois que Silvio Santos ganhou o Canal 4 em São Paulo (antiga TV Tupi-SP) e criou a partir deste, o SBT, Ultraseven ficou sendo uma das atrações da Record (Canal 7). Sua última exibição no Brasil data-se do ano 1986, quando era exibida às 8h da manhã na mesma Rede Record, quando perdeu espaço para um programa evangélico e nunca mais voltou ao ar. Atualmente a serie é exibida na Rede Brasil de terça e quinta as 01h30minhs.

Ultraseven foi o mais ambicioso projeto televisivo do mestre dos efeitos especiais Eiji Tsuburaya tinha uma temática mais adulta do que Ultraman. A ação em muitos casos dava lugar ao suspense e ao drama. A audiência não foi tão alta quanto à de seu antecessor, mas a série caiu no gosto popular com seu design arrojado e histórias elaboradas, cult absoluto até hoje, Ultraseven ganhou documentários e até um drama para TV que contava de maneira romanceada os bastidores da série clássica. No entanto, a popularidade do herói e de seu alter ego humano não é medida apenas por homenagens. Cerca de vinte anos depois da série Ultraman Leo, Koji Moritsugu reviveu o papel de Dan Moroboshi em uma série de episódios especiais nos anos 90.
Agora se você ficou com saudades ou quer conhecer esse magnífico herói no próximo dia 01/10 exatos 50 anos após a estreia da serie no Japão o clube Ultraman SP vai fazer um encontro para comemorar o cinquentenário do herói na Biblioteca municipal Monteiro Lobato em SBC com entrada gratuita, onde haverá uma exposição sobre toda a irmandade Ultra, bate papo e muito mais.


 A biblioteca fica na Rua Dr. Flaquer, 26 Centro SBC, para chegar é muito fácil basta ir até o terminal do Jabaquara e lá pegar o Trólebus EMTU com destino ao terminal de Ferrazopolis descer na parada Matriz e caminhar seguindo o fluxo uns 250m e ali vai estar o prédio da Biblioteca, o trajeto dura aproximadamente uns 40-50min.
Outra rota possível é pegar o Trólebus EMTU com destino ao terminal de Ferrazopolis no terminal de Santo André que tem conexão com a linha 10 Turquesa da CPTM que por sua vez tem baldeação com a linha 2 verde do Metro na Estação Tamanduateí, o trajeto dura aproximadamente 30 min. do terminal de Santo André, ou no terminal de são Mateus também pegar o Trólebus EMTU com destino ao terminal de Ferrazopolis, o percurso dura 1h de São Mateus até a Biblioteca.

Bibliografia:
 https://pt.wikipedia.org/wiki/Ultraseven
http://noset.com.br/ultraman-ultraseven-e-spectroman-do-japao-para-o-mundo/
https://omelete.uol.com.br/series-tv/artigo/lembra-desse-iultra-seveni/
http://infantv.com.br/infantv/?p=10356
http://tokumaster.blogspot.com.br/p/ultraseven.html

Comentários

Postar um comentário